Bem-vindos a Sosária

Este guia existe para que o começo da sua jornada seja tranquilo. Ele contém informações que ajudarão você a encontrar seu caminho quando se perder e dicas que lhe darão orientação e conselhos em suas missões. Esta orientação não pretende (e nem conseguiria) desvendar todos os segredos de Sosária. Essa tarefa gloriosa cabe a você e faz parte da aventura. Pense nele como um caminho que o conduzirá por suas primeiras aventuras: o guia contém o suficiente para dar o pontapé inicial, mas não estragará as incríveis surpresas que o mundo de Sosária guarda.

E, agora, vamos começar.

Criando o seu personagem

Ao entrar no jogo pela primeira vez, você precisa criar um personagem. Ele será seu avatar no mundo de Sosária. Primeiro, você deve escolher uma raça (que determina a aparência do seu personagem) e então uma classe (que determina o que o seu personagem pode fazer) ou escolher habilidades (skills) avulsas. Observe com atenção as opções mais utilizadas pelos jogadores experientes. De toda forma, escolha algo que lhe agrade, com que você se sinta confortável.

Controlando o seu personagem

Antes de começarmos, vamos dar uma olhada nos controles do jogo usando o assistente Razor. Por ora, vamos nos limitar aos esquemas de controle básicos. Existem muitas maneiras de personalizar os atalhos de teclado com as ações do jogo, mas o que está descrito a seguir será suficiente para você começar.

Mouse

Use o botão direito do mouse para movimentar seu personagem. Se o ponteiro estiver próximo do personagem, você caminhará. Se estiver longe, você irá correr. Ao ver outras pessoas ou monstros, com botão esquerdo, clicando e puxando em cima deles você verá a barra de vida. O mesmo pode ser feito com você.

Teclado

Use as teclas numéricas ou as teclas F1 até F12 para ativar seus atalhos para feitiços, manejo de armas e uso das habilidades (skills). Por padrão, existe dois perfis no assistente Razor que nortearão os novatos: Guerreiro com Parry e Mago. Ao logar in-game, escolha o perfil na janela do Razor que coincida com o tipo do seu personagem. Reinicie o jogo para que as mudanças surtam efeito.

Explicando os Atalhos

Habilidades (Skills)

A sessão de Skills ajuda você a acompanhar suas habilidades. Acesse o seu pressionando as teclas Alt+S. Agora você pode ver todas as habilidades do personagem e a sua evolução. Ah, pelo assistente Razor você também pode. Basta ir na aba “Skills”.

Recursos do Status

Usar algumas habilidades tem um custo para o seu personagem. No jogo, isso se reflete no fato de que as habilidades gastam o recurso que seu personagem tem para usar com feitiços e habilidades. Entender bem o recurso específico do personagem e saber como conduzir os ataques é o que distingue veteranos de novatos. Por exemplo, Magos têm um recurso chamado Mana. Cada feitiço que lançam custa Mana, e, quando o recurso acaba, o Mago tem que esperar até que ele seja reabastecido. Ah, o peso carregado por sua armadura, armas e mochila, faz uso da stamina (energia) e pode ser bastante intenso. Stamina é restaurada rapidamente, mas também pode se gastar depressa. Experimente combinações diferentes de Força, Inteligência e Destreza de para se acostumar com os tipos de recursos!