Ultima Online

De MysticWiki
Revisão de 01h31min de 4 de maio de 2019 por Herampto (discussão | contribs)$7

(dif) ← Edição anterior | Revisão aprovada (dif) | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Ultima Online (UO) é o primeiro dos MMORPGs (Massive Multiplayer On-Line Role Play Games) lançado comercialmente, em 30 de setembro de 1997 pela Origin Systems. Já foi um dos três MMORPGs mais jogados no mundo. O jogo é situado num universo semelhante aos outros jogos da série Ultima, em um cenário medieval.

O Ultima Online é citado no Guinness Book(o livro dos recordes) de 1999 e 2006, como o jogo online com maior número de jogadores ao mesmo tempo, no mundo. Seu sucesso se deve em grande parte pela série Ultima. Em 2003 o jogo chegou ao pico de 250'000 jogadores.


Versões

Listamos aqui as versões e suas implementações na OSI (Servidor Oficial de UO).

The Second Age (T2A)

(1 de Outubro de 1998) Novas áreas do jogo chamada de Lost Lands, também um sistema de Bate-papo e novas criaturas. Conhecida como T2A esta versão foi lançada com em duas caixas diferentes com desenhos diferentes.

Renaissance

(3 de Abril de 2000)O mundo dobrara de tamanho, uma cópia do mapa foi feita. Os mundos Felucca e Trammel foram introduzidos. O mundo de Trammel não permite que os jogadores matem uns aos outros, já Felucca sim. Felucca também tem um estilo mais "dark".

Third Dawn (3D)

(7 de Março de 2001) A maior mudança nesta versão foi adição do cliente 3D. Áreas exclusivas do Third Dawn, chamada Ilshenar, também foram criadas, somente sendo acessíveis a partir do cliente 2D na versão Lord Blackthorn's Revenge em diante.

Lord Blackthorn's Revenge (LBR)

(28 de Fevereiro de 2002) Novidades com monstrões mais inteligentes, sistema de ajuda durante o jogo e incrementos na criação de personagem.

Age of Shadows (AOS)

(Fevereiro de 2003) Trouxe grandes expansões de terrenos no mundo de Malas com muito espaço para casas, duas novas classes de personagens (Paladino e Necromancer) e a possibilidade de customizar a construção de casas. A resistência das armaduras foi subdividida em cinco tipos e muitas propriedades novas foram adicionadas, afetando diretamente as batalhas no jogo.

Samurai Empire (SE)

(2 de Novembro de 2004) Introduziu a mitologia e folclore asiáticos no jogo, duas classes novas (Ninja e Samurai), além de novas terras, as Ilhas Tokuno. (Sistemas não-implementados)

Mondain’s Legacy (ML)

(30 de Agosto 2005) Nova raça, Elfos, e uma habilidade nova, spellweaving. (Sistemas não-implementados) Versão utilizada no Chaos

Kingdom Reborn (2007)

Versão comemorativa de 10 anos da série, que ao invés de apenas adicionar novos monstros ou itens, possuirá também a premissa de executar uma "plástica completa" no game, ou seja, uma reformulação gráfica nas mais de nove mil peças de arte que formam o jogo. Apesar desta mudança brusca, a EA informou que os usuários que decidirem migrar para a nova versão terão os seus itens, avanços e progressos perfeitamente conservados. (Sistemas não-implementados)

Stygian Abyss (8 de Setembro de 2009)

Apresenta uma nova raça jogável, os Gárgulas; áreas adicionais e três habilidades novas: Imbuing, Mysticism e Throwing. Stygian Abyss também apresenta melhoras significantes ao Kingdom Reborn client, que foi renomeado para Enhanced Client. (Sistemas não-implementados)

O Jogo

A base do Ultima Online está em fornecer um mundo virtual e persistente onde centenas, ou até mesmo milhares, de pessoas interajam simultaneamente, podendo ser praticamente qualquer coisa através de um sistema baseado em habilidades especificas.

Basicamente é um jogo em terceira pessoa, com visão isométrica, no qual o jogador controla a movimentação do personagem com clique do mouse, e digita mensagens para os outros jogadores. Inicialmente, todos os comandos eram feitos somente pelo mouse, tais como empunhar uma arma ou abrir uma porta. Após alguns testes, os jogadores reclamaram da infinidade de comandos e cliques existentes, sendo alguns muito repetitivos (como fazer cliques sobre um inimigo ou abrir uma sacola), assim nasceu o Macro.

O jogo é considerado muito complexo por algumas pessoas e por outras muito simplificado, sendo importante lembrar que o ultima online não é um simulador (do tipo The Sims ou Sim City), é um jogo de fantasia, no qual cada jogador controla 1 personagem (avatar). É possível levá-los à aventuras, colecionar objetos, comprar casas, dentre outras funcionalidades.

Seu grande sucesso abriu as portas para uma nova geração de jogos MMO. Por ser persistente, seu personagem não é perdido quando você se desconecta, o que significa que você não terá de começar tudo de novo, podendo acessar seu personagem ao entrar no jogo de um outro PC, por exemplo. Ao contrário de outros jogos como Diablo, a dinâmica do jogo é muito mais focada na interação entre os jogadores, ou entre grupos de jogadores, que na simples matança de seres controlados por uma inteligência artificial. Em contra partida, existem atualmente diversos Shards ou servidores de ultima online, em cada servidor é criada uma nova conta, e a partir dela um ou mais personagens podem ser criados. Entretanto as habilidades e itens acumulados por um personagem em um servidor não podem ser transferidos para outro personagem de outro servidor. Isso não foi planejado exatamente assim, a ideia inicial era concentrar todos os jogadores em um só servidor, mas o número de jogadores foi tão grande que isso não foi possível, pois, à época, um servidor sozinho não teria condições de suportar tantos clientes conectados. Foram criados alguns servidores, ainda sobre controle da Origin Systems|Origin. Mas após 4 anos apareceram os primeiros Free Shards, que eram servidores gratuitos, ou seja, não exigiam qualquer pagamento para jogar.

Outro fator muito importante do ultima online é a liberdade dada ao jogador. Neste jogo, ele não tem um pequeno mapa limitado. Em verdade, pode andar por um extenso mundo (e até viajar para outros) sem se preocupar em chegar em uma borda. Também não existe uma história obrigatória, igual muitos RPGs da época (em que o personagem tinha uma missão a cumprir), pelo contrario, no UO (abreviação de Ultima Online) é incentivada a exploração dos recursos e a possibilidade de seguir diferentes rumos. Não existe um final, um desfecho.

O jogo permite que o personagem viva eternamente, existindo algumas limitações de suas habilidades e de bens acumulados, que variam de servidor para servidor. Seja como um grande aventureiro ou um simples fazendeiro, passando por costureiros e ferreiros, entre várias outras, Ultima Online é popular entre pessoas de todas as idades.

Com o passar dos anos o jogo ganhou novas expansões, com itens, cenários e outras melhorias. Com o lançamento da expansão Ultima Online: Age of Shadows, muitos veteranos pararam de jogar, para procurar MMORPGs novos, ou foram para servidores gratuitos, ou simplesmente abandonaram o jogo.

O auge do Ultima Online foi no começo de 2000, depois o número de jogadores caiu dramaticamente. Eram cerca de 250.000 em Julho de 2003, e hoje não passa de 50.000 a 100.000. Atualmente o Ultima Online continua a perder jogadores, conforme pode ser verificado no mmogchart.com, em parte pelas próprias limitações do jogo, pela competitividade com outros MMORPGs e total falta de marketing. No Brasil o UO nunca teve um marketing forte, a Origin não investiu neste mercado, mas mesmo assim o Brasil ainda é um dos países em que mais se joga Ultima Online.

Os Mundos

O jogo tem vários mundos com paisagens, monstros, cenário e propriedades diferentes. Ao contrario de outros jogos, cada servidor, ou shard, não é um mundo, e sim uma dimensão diferente. Em alguns mundos não é permitido atacar outros jogadores, alguns monstros e itens são únicos de cada mundo, variando conforme o shard.

Aqui no Chaos Age os mundos implementados são Lost Lands, Felucca e Malas.

Britannia é o nome do universo onde se passa o ultima online e não exatamente um mundo.

Lost Lands

Também conhecido como T2A, o mundo foi introduzido com o lançamento do UO The Second Age (dai a abreviatura T2A em inglês), permite o combate entre jogadores. Neste mundo existem apenas duas cidades, Delucia e Papua. Em sua maioria terra firme, habitada por criaturas estranhas. Existem passagens secretas e lugar com teletransporte para chega a este mundo, ja que ele não é acessível através dos conhecidos Portais (moon gates), tornando o mundo um pouco mais isolado. Existem 3 áreas principais, a floresta, o deserto e as terras geladas ao norte, as cidades ficam na parte florestal. Duas "dungeons" antagonicas são encontradas neste mundo a Fire Dungeon e Ice Dungeon, sendo a primeira no deserto.

Felucca & Trammel

Após o UO Renaissance, o mundo foi dividido em dois, Felucca e Trammel, nomeados a partir das luas de Britannia. Ambos os mundos são quase idênticos. A grande diferença é que Felucca permite o ataque jogador vs. jogador (PVP) e é o mundo mais antigo. Em Trammel existe uma certa paz e há maior número de flores no cenário, sendo impossível deferir qualquer dano a outro jogador (apenas PVM). Em ambos o cenário é diversificado, com grande oceano e algumas ilhas. Porém, aqui você encontra somente Felucca, Trammel não esta implementado.

Malas

Flutuando no espaço, Malas é uma terra patrocinada, dividia em três principais áreas, ou ilhas, ligadas por pontes. Possui apenas duas cidades, Luna e Umbra.

Skills - Habilidades/Perícias

No UO originalmente não existe o sistema de "level" (níveis), apenas skills, elas tem uma importância fundamental, sendo geralmente determinante na maioria das tarefas (incluindo a própria sobrevivência do personagem). Existe a possibilidade de escolha, de até 3 habilidades iniciais com até (mais uma vez, isso pode variar) 100 pontos para distribuir entre estar, sendo no máximo 50 na mesma skill (esta limitação impede que se crie um personagem com total domínio sobre qualquer perícia). Cada ponto equivale, teoricamente, à 1% de domínio sobre aquela perícia. Durante o jogo os personagens tem a oportunidade de evoluírem suas skills de acordo com suas necessidades e ações. As habilidades no jogo são dividias em categorias:

  • Miscelâneas
  • Combate
  • Ação
  • Sabedoria e conhecimento