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De MysticWiki
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O RPG do Chaos Age passou por uma forte transformação nos últimos dois anos. Eu estive presente no último ano e pude perceber os pontos positivos e negativos dessa jornada. Para quem acompanhou as mudanças e principalmente para aqueles que já estavam habituados ao “old school” não foi nada fácil. No tempo em que atuei na Mystic até a transição para o Chaos Age os processos estavam bem definidos (cheios de falhas como há de ser) e as coisas caminhavam dessa forma.


O sistema atual teve como principal mudança a extinção do RPG de fórum, desenvolvimento de diálogos e o meta-game rpgistico de forma a impulsionar os jogadores a interagirem dentro do mundo e também a aplicação das facções, que ainda estão em processo de aplicação. Outra peculiaridade importante do novo modelo foi o incentivo em fazer do jogador um manancial de informações, dando a ele o poder de, até mesmo, liderar suas aventuras, mestrar outros jogadores, compartilhar experiências e viver o Ultima Online onde ele é mais legal, in world.


Eu retornei ao staff no meio dessa transição e fiz questão de abraçar os ideais com todo o empenho possível e eu considero que foi vitoriosa a mudança. Nos eventos do “Inframundo” mesmo com uma quantidade globalmente reduzida de jogadores. Dezenas de players se envolveram. Participaram ativamente das aventuras. Fizeram o bom e velho RPG por incontáveis vezes na travessia das pedras negras, na biblioteca de Andorilian, nos domínios de Lord Blackthorn e claro, divididos em várias etapas, invadiram o Amberil e, devo dizer, tanto jogadores antigos como os da nova safra fizeram história. Com toda humildade eu considero os eventos do Inframundo, suas etapas e quests temáticas, a distribuição da história e do enredo e a participação dos jogadores no Amberyl como um sonoro sucesso e agradeço muito a todos que com espírito de amizade venceram os problemas, obstáculos técnicos e pessoais até chegarmos a isso.


Agora vamos ao que veio em seguida


Para quem esta por dentro do enredo RPG foi a etapa dos Legionários do Inframundo que tem toda uma temática introduzida dentro do jogo e à disposição de todos.


Nessa fase, tivemos alguns problemas de ordem organizacional, comunicacional e fatalmente um êxodo de alguns jogadores chave. Muitos da velha guarda do RPG, que se empolgaram com o Amberyl, gostaram tanto do lugar que resolveram colocar uma casinha por lá, e lá ficaram, deixando o cenário mais uma vez. ( sinto a presença deles no fórum observando como corujas Trinsicanas).


Outros foram arrebatados por questões RL. Cito diretamente o Valete & Befana de Copas que realizaram com uma maestria invejável, a transição de praticamente todo o Clã “Champions and Dungeons” para o RPG com sessões de interpretação de dar gosto. Todos os membros envolvidos, não apenas ajudavam com suas habilidades PVM, como também faziam questão de interpretar seus personagens, mesmo em situações de batalha, coisa que até os mais dinossáuricos jogadores raramente fazem.


Com a saída de cena do Valete e sua esposa, os CAD’s perderam o rumo, o sustentáculo, a liderança ainda que, tenho certeza, estejam fortes, aguardando um líder retornar. Mas esse efeito abalou a interação recém iniciada e os membros debandaram ou entraram em um estado de hibernação.

Paralelo a isso, eu tive alguns problemas também do mundo real e fiquei 45 dias dentro do casulo. Os resultados a partir daí foram o esfriamento da segunda etapa crucial da série de eventos da quest, O Inframundo, e o RPG que iria ter início com os Legionários da Cidade Branca.


Foi preciso dar um tempo. Parar com o RPG dessa fase, uma vez que as propostas de lideranças de jogadores nesse cenário não puderam ser atingidas. Faltou mão de obra, aliás falta mão de obra. Temos um contingente pequeno de jogadores interessados no RPG, ou desanimados de alguma maneira.


Quero anunciar algumas coisas e jogar limpo com vocês.


Hoje, 21 de Março de 2014, eu iGM Psique estou assumindo o RPG de maneira majoritária. O Seer Ravengar, devido à sua dedicação impar, seu gosto não apenas pelo RPG, mas também por todas as áreas do Ultima Online, acabou se convertendo como uma peça essencial para o desenvolvimento do servidor. Os Administradores, percebendo essa pluralidade do nosso aventureiro, não resistiram e ofereceram a ele um upgrade de CMD sendo que agora ele deixa de ser um Seer e passa a ser GM do servidor. Muito merecida essa promoção pois agora ele poderá assumir um papel que já vinha fazendo mesmo com poderes limitados. (Ele vai se tornar Admin, escrevam o que eu digo!)


As mudanças propostas pelo Rav foram fortes, as razões e intenções aprovadas, e até membros consagrados do nosso RPG aprovaram, com pogo, a nova cara do RPG que ele propôs. Muito disso irá permanecer, mas quero anunciar um tipo de “aparamento” de arestas que vai começar agora.


1 – Seer Team


Irei desde já iniciar um processo de busca por 1 (um) ou 2 (dois) Seer’s que se enquadrem na minha Filosofia RPG para garantir um funcionamento que eu chamarei de polarizado no Role Playing Game. Isso significa autonomia para a realização de enredos individuais e independência para que assim nenhuma atuação fique parada devido a impossibilidade de atuação em conjunto comigo. (Sim, meus horários são muito complicados e eu confesso ter certa dificuldade em compartilhar criatividade).


2 – RPG de Fórum


Lembram-se do terrível Meta-Game? Muito bem, vamos trabalhar nele com muita cautela e, acho que com o aprendizado que tivemos nesse novo RPG até agora proposto, será possível mestrar um RPG no fórum de maneira que isso torne ainda mais vivaz, a vontade dos jogadores em buscarem a confirmação dessas aventuras dentro do Ultima Online. Não será como antigamente, quests que começam, tem meio e fim no Fórum. Mas haverá uma necessidade de atuação conjunta para que o desenrolar de um diálogo inteligente no RPG escrito, só se faça mediante a uma ação dentro do jogo. Não vamos extinguir um em benemérito do outro. Isso não é necessário e assim poderemos resgatar algo que, na mina opinião foi um efeito colateral triste na extinção do meta game: a capacidade dos jogadores se reconhecerem como jogadores RPG. O fim da interação rpgística no Fórum fizera da maioria dos jogadores ingame, dependentes de informações do mural e de interação por meio de programas alternativos como skype, Teamspeak e Yahoo. Com essas ferramentas práticas, os jogadores unidos em grupos de apenas 2 ou 3 membros não faziam RPG dentro do Ultima Online. Na verdade eles resolviam as quests ao mesmo tempo em que conversavam por voz nesses mecanismos. E cá pra nós, vocês acham que essas conversas nas conferências eram RPGísticas? Seguramente não.


Sem RPG “digitado” in world, o que restou? Apenas conhecimento prático das quests, informações guardadas a sete chaves, e jogadores mudos, correndo de um lado para o outro solucionando os mistérios propostos e passando por cima do grande manancial de história que cada quest possui.


Isso vai acabar? Não! As conferências vão continuar e isso permite que novas estratégias sejam elaboradas. Nesse último ano, não houve com a freqüência necessária, a interação do Staff dentro do Ultima Online interpretando personagens, pessoas comuns ou ilustres, criaturas, divindades e fazendo o papel básico de excitar o RPG dos jogadores. Eu mesma, ainda que tenha interagido dessa forma várias vezes, acho que poderia ter feito melhor. Esse será o meu trunfo a partir de agora para tirar vocês das conferências e fazer acontecer dentro do jogo o bom e velho RPG textual.


Então, fiquem espertos, mesmo que você não seja jogador RPG, quando você perceber que tem um tópico no fórum FERVENDO de posts e participações rpgísticas dos colegas, apareça! Descreva a sua chegada, puxe uma cadeira, pegue uma bebida, faça uma piada e entenda que o RPG só é vivo se tiver pessoas capazes de dar um An Corp nos seus personagens do jogo, lá nas linhas do Fórum.


Com essas participações eu poderei encontrá-los dentro do Ultima Online e mesmo que ainda não tenham decidido fazer parte do Sistema RPG, poderei criar inúmeras maneiras de interação. O Sistema RPG é um importante fator identificador, mas aqueles que quiserem participar respeitando as regras agora éticas, poderão fazê-lo. Afinalm pra se tornar RPG você tem que experimentar e ver se gosta certo?


Por enquanto é isso! Vou aproveitar e revelar algo interessante sobre as aparições de criaturas pacificadas nas cidades. Isso está relacionado diretamente com o Ritual do Titânio Impuro que está corrompendo a proteção mágica dos cristais de Minoc. Ainda não sei como tudo isso se conecta, mas Minoc agoniza pedindo por socorro de quem quer voltar a ter aquela clássica cidade de volta e protegida. Mais informações no tópico Meta-Game (dentro dos padrões citados aqui) que irá aparecer muito, muito em breve.


Honra!

Fonte: Forum Chaos Age - Psique (Staff Chaos Age) - Ultima Online Shard



::: Ultimas Noticias do Mundo RPG - Chaos Age ::::



O Manifesto De Lord British - O Destino Dos Hecatianos 22 Mai 2014


LORD BRITISH


Lord British havia deliberado com seu conselho real por semanas. Sentia que os avanços com a iniciativa Legionária prosseguiam vigorosamente mas algo o preocupava. O Grão Paladino Klav Kalash e seus valorosos Comissários haviam partido para uma missão e não regressaram. De certo, não estava a muito desgostoso pois soubera que ainda que à mercê dessa importante missão, estariam bem, saudáveis e vigorosos como que em um estado de evangelização de terras perdidas distantes. Certamente haviam de estar fortalecendo ainda mais as longínquas fronteiras de Britannia.


Ele então se movimenta lentamente pelo salão real e segue até um suntuoso móvel ornamentado. Abre uma gaveta que desliza tão suavemente que não se ouve um ruído sequer e toma um pergaminho em suas mãos:


Quote:


* Que a candidatura do Paladino Klav Kalash seja aceita, e que ele lidere, como já o fizera em muitas outras oportunidades, o desejo de Britannia em superar a tirania por meio da disseminação da paz. Notórios sempre foram os caminhos do Paladino sob o apacenteiro manto das Virtudes o que o torna ápto a ser o tutor de um Condado que muitas trevas representam. Somente uma luz insistente, brilhando na escuridão para ter forças o suficiente para inunda-la e bani-la. Eu determino solenemente que Klav Kalash se torne o Alto-Comissário do Condado do Hecate e que imediatamente tome posse de suas atribuições, para que assim, eleja seus braços, direito e esquerdo e tome nota de seus Legionários no Livro que detém esse fim, já à sua espera na sala do Trono de Cristal.*


Lord British - Soberano das Virtudes de da Bondade Eterna


Percebe que este seria o momento que tentara ignorar devido ao imensurável apreço e estima ao Paladino e seus Legionários que escreveram não apenas um capítulo glorioso nas histórias de Britannia, mas muitos outros, ostentando assim, uma dívida reconhecida pelos seus esforços. Toma um fôlego profundo e chama o seu escriba:


-Ponha-te a escrever o que dir-te-ei!


* Neste dia, quando enfrentamos não apenas a ameaça de Sarcargoras, mas muitas outras provenientes de outras estirpes e outras civilizações hostis, todas oriundas do Inframundo. Precisamos de todo o poder possível, de toda aliança, de toda energia da humanidade para que juntos possamos defender o interesse da humanidade. Não é possível que permitamos aguardar. É hora de assumir um papel mais ofensivo e atingir em cheio os propósitos malignos Infra-Humanos e também a ameaça da Estirpe Maldita que já se declarara inimiga dos Montari e consequentemente de toda humanidade. Sendo assim, com pesar mas com determinação, revogo o título de Alto-Comissário do Hecate do Nobre Paladino Sir. Klav Kalash, bem como os títulos agraciados por isso, aos seus seguidores do Comissariado. Que se erga um novo Alto Comissário para o Condado do Hecate e que se façam presentes aqueles que desejam, COM VIGOR, ostentar essa responsabilidade.

Declaro também que, Klav Kalash, e seus Comissários, são heróis perenes de Britannia e por isso, a eles delego a responsabilidade de se tornarem Grão-Curadores da Magna Biblioteca de Personalidades de Britannia, tão logo regressem de sua longa missão. Título esse, é claro que estará à disposição para que seja admitido ou revogado, levando em conta as suas atribuições mais importantes. Trata-se de uma posição burocrática, mas que trará grande reconhecimento ao merecido esforço desses homens.*

Que seja feito assim!


Lord British - Soberano das Virtudes e da Bondade Eterna


Lord British então encerra o manifesto e demanda que a informação se converta em amplo conhecimento. Segue para a sala do trono enquanto recebe algumas reverências dos conselheiros ali presentes e então se assenta.




A Deliberação Real - O Paladino De Naamah 27 Abr 2014


Lord British


Lord British, acompanhado de uma pomposa escolta visita os arredores de Britain e também as cidades de Cove e Minoc. Ele se encontra com cidadãos e até com os Heróis citados na Estátua Azul da Libertação do Patriarcado de Minoc. Político e polido, ele escuta muitos pedidos e dialoga de maneira cortes com todos.


_Meu caro Ezdra, é chegada a hora de que eu também atravesse a fresta dimensional. Devo partir pelo mesmo caminho de coragem realizado pelos legionários e ir até a Cidade Branca mas antes eu desejo que você traga a luz o que se encontra nesse documento.


O Guardião dos Cristais estende a mão e segura a carta ainda sem o selo Real. Era a deliberação do Rei, finalmente o Alto Comissário de Naamah fora amplamente reconhecido.


__________________


A força das Virtudes, a Ordem da humanidade e a resiliência de nosso reino estende seus braços para além das dimensões conhecidas. Diante do flagelo dimensional reencontramos os nossos valores mais primordiais. Esquecemos nossas antigas diferenças e fazemos do homem uma armada única que necessita unir forças para evitar a erradicação da nossa espécie. Como fazê-lo sem que as Virtudes intercedam por nós? Como prosperar?


Eu, Lord British, acredito que o Alto Comissariado de Naamah deva ser tomado por alguém que conheça bem os caminhos de nobreza, sejam eles do homem sejam eles das Virtudes e essa será a ponte que nos conduzirá a vitória. Que o Paladino Lantis seja reconhecido amplamente Alto Comissário de Naamah e que por suas mãos as Virtudes também transcendam os confins dimensionais para que a nossa paz seja compartilhada.


Lord British - Soberano das Virtudes e da Bondade Eterna

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Depois de ler, Ezdra segue para Britain e pensa:


*A Ordem da Serpente Prateada segue para o ninho do mal... Nem os mais sábio dos oráculos poderia prever tal sortilégio... Será uma grande provação e também um valioso aprendizado para o Paladino Lantis e seus seguidores.*




A Magna Biblioteca Das Personalidades De Britannia 21 Abr 2014


Os escribas de todo o Reino tem recebido propostas de alistamento de homens e mulheres que desejam se converter em Legionários do Inframundo. Uma magia arcana foi imbuída no portal que leva ao Protectorado de Haigon, também conhecido como a Cidade Branca, permitindo que apenas aqueles considerados merecedores possam usufruir do pacto com os Montariníades. Tanta informação, tantas histórias e aventuras misturadas ao conhecimento de vidas inteiras estavam guardadas para a apreciação do Rei, Lord British e também da autoridade Montariníade, Azalácius.


Agora, depois de muito deliberar o Rei ordenou que todo esse conteúdo seja acondicionado de uma maneira a honrar a todos aqueles que depositaram em suas histórias a esperança de combater e vencer a ameaça Inframundiana contendo a colisão interdimensional.


E assim se fez.


_Que seja fundada a Magna Biblioteca das Personalidades de Britannia e que todo nome ali presente seja lembrado com honra.


Lord British

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[ Nada mais justo que unificar todas essas histórias fantásticas em um ponto do Reino que possa ser acessado por todos. Nos últimos meses eu tenho lido composições magníficas e backgrounds que seriam um pecado guardar unicamente para a minha apreciação de acordo com o sistema de aprovações das Personalidades RPG do Chaos Age. Então, a partir de hoje, a Biblioteca de Britain passa a ser a "Magna Biblioteca das Personalidades de Britannia".


Eu convido a todos que tenham seu BKG a prepara-lo novamente, de forma que esses livros sejam afixados de maneira definitiva no coração de Britain em uma daquelas honrosas estantes. Não importa o alinhamento, não importam as possíveis nuances de alinhamento que porventura poderiam tornar os possíveis segredos contidos em um Background, algo que não poderia ser visto pelo inimigo.


A Biblioteca é uma homenagem a vocês. Um reconhecimento do esforço em fazer suas histórias e uma oportunidade para que isso, DE FATO, esteja INGAME, dentro do jogo, acessível como algo que vai além do conhecimento interpretativo mas como uma verdadeira prova de que um dia vocês estiveram ali. Sendo assim, eu estabeleço que cada jogador poderá ter no máximo dois livros na Magna Biblioteca. Esses livros serão o volume 1 e 2 dos seus backgrounds. Isso significa que vocês podem customiza-lo para ocultar alguma informação elementar de seus personagens que não deve ser compartilhada.


Então, preparem seus livros o quanto antes e quando prontos, basta me procurar ingame e vou pessoalmente coletar os livros em seus secures (basta mandar um page com o assunto e as coordenadas para o caso de não conciliarmos horários online) e eu irei "tatuar" a sua história na NOSSA história.


A biblioteca esta vazia! Quem será o primeiro?


Honra!




Lord British Delibera. Surge O Alto Comissário De Mormo 11 Abr 2014


Lord British tem estado recluso, desde o fenômeno que culminou na destruição da proteção dos cristais a menina dos olhos de seu reinado. Ainda que possa parecer negativa essa clausura, o Rei assim foi orientado pelos seus conselheiros. Recluso mas não omisso, o soberano se deu conta da verdade de que a humanidade tem tomado conhecimento de muitos segredos revelados pelo Inframundo, mas aquilo que há de mais temerário ainda não apareceu.


Sarcargoras, o nome bradado por todos aqueles que atravessam as frestas dimensionais, é uma incógnita e sem saber os limites de suas influências sombrias é necessário ter cautela. Todavia, avanços continuam a ser conquistados e a humanidade aparentemente prospera contra esse mal, que já há aproximadamente um ano, tem ameaçado a paz em todo o reino.


E então, a ele é chegada a notícia de que um Herói de Minoc deseja a chancela do Alto Comissariado e imediatamente delibera:


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  • Que a candidatura do conhecido guerreiro Valete de Copas seja aceita! E que ele lidere, como já o fizera em muitas outras oportunidades, o desejo de Britannia em superar a tirania do inimigo através da manutenção da paz que nos é provida virtuosamente.


Que tua liderança seja reconhecida e confirmada e que, brandindo sua lança leve até o profundo das trevas a indestrutível vontade humana e o nosso poder que vai além do que se pode mensurar! A nossa vitória sempre se garantirá se ungidos pelas Virtudes.


Eu determino solenemente que Valete de Copas se torne o Alto-Comissário do Condado de Mormo e que imediatamente tome posse de suas atribuições, para que assim, eleja seus mandatários e que comece imediatamente a recrutar os seus Legionários no Livro para esse fim na Sala do Trono de Cristal*


Lord British - Soberano das Virtudes de da Bondade Eterna

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O Decreto Real foi entregue aos mensageiros para serem anexados em cada cidade protegida e re-protegida.




Decreto Do Rei, Lord British - O Condado De Hecate 28 Jul 2013


Com o passar dos dias e as dezenas de deliberações Reais, Lord British se mantivera reunido com seus conselheiros acerca dos trâmites políticos que iriam se iniciar na Cidade Branca, o reduto dos Montariníades no Inframundo. Era o momento de definir o primeiro alto comissário, e o Rei, assim deferiu:

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* Que a candidatura do Paladino Klav Kalash seja aceita, e que ele lidere, como já o fizera em muitas outras oportunidades, o desejo de Britannia em superar a tirania por meio da disseminação da paz. Notórios sempre foram os caminhos do Paladino sob o apacenteiro manto das Virtudes o que o torna ápto a ser o tutor de um Condado que muitas trevas representam. Somente uma luz insistente, brilhando na escuridão para ter forças o suficiente para inunda-la e bani-la. Eu determino solenemente que Klav Kalash se torne o Alto-Comissário do Condado do Hecate e que imediatamente tome posse de suas atribuições, para que assim, eleja seus braços, direito e esquerdo e tome nota de seus Legionários no Livro que detém esse fim, já à sua espera na sala do Trono de Cristal.*


Lord British - Soberano das Virtudes de da Bondade Eterna

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O Rei esta preocupado, aguardando que outros notórios líderes se posicionem e que suas candidaturas, além disso, tenham pronto apoio daqueles que desde já estarão dispostos a segui-los nessa grande jornada de luta e também de paz. O Rei enviou emissários em busca de Klav Kalash para entregar a ele informações secretas pertinentes unicamente à sua Honrosa posição. Os Montariníades aguardam ansiosos o primeiro Alto Comissário e os seus ensinamentos.