Guia do Iniciante

De MysticWiki
Revisão de 01h25min de 13 de fevereiro de 2009 por Sheffield (discussão | contribs)$7

Ir para: navegação, pesquisa

Roleplayl.jpg


O termo RPG (Role Playing Game) significa literalmente "Jogo de Interpretação", e é auto-explicativo. No RPG, os jogadores interpretam personagens e suas ações, pensamentos e decisões. A cena (local, clima, etc) e o enredo por trás das ações destes personagens são narradas e instruídas pelo Mestre do jogo.

Esse conceito é o mesmo em qualquer jogo de RPG: jogos de tabuleiro, cartas, jogos eletrônicos, etc. Com o Ultima Online não é diferente, já que o universo deste jogo foi criado muito antes de ele existir, na série de jogos para PC "Ultima".

A base para o RPG é a imaginação. Quando o Mestre (representado pelos Seers no UO) descrever a situação, cria-se uma gama de possibilidades para as ações de seu personagem. Tudo que acontece na história a ser interpretada depende das ações dos Jogadores.

O RPG na Mystic

O Role Play na Mystic difere do padrão. Pela amplitude de possibilidades e um mundo em grande escala, o Ultima Online traz o RP como uma maneira de dar vida ao seu personagem. Contar a seus amigos na taverna histórias vividas pela sua trupe em busca de itens legendários, sua incrível fuga de um calabouço isolado, ou mesmo a procura por um tesouro em uma ilha. É nisso que se baseia o RPG em nosso shard.

Como participar?

A partir do momento em que seu personagem tiver "motivação" em suas ações e um objetivo no mundo, você já está participando do RPG. Seu personagem tem suas características, e ele certamente busca algo! Glória, poder, fama, pilhagem, saque, honra, vingança... o caminho você escolhe! As aventuras geralmente começam narradas no Fórum RP e/ou no canal #TavernaMystic, e todos são bem-vindos e encorajados a participar. Jogadores também podem começar suas aventuras! Procure estar atento a pistas e novas jornadas, e sinta-se à vontade para postar suas ações no fórum e participar ingame.

Guildas RP

No universo RP Mystic, existem diversas guildas. Todas tem seus propósitos e objetivos. Conhecer as guildas RPs são a melhor maneira de se inteirar por completo no mundo da interpretação. A experiência de um clã de amigos ativos no RP ajuda e logo intera completamente um iniciante do que é o RP em si, ajudando sua evolução tanto ingame quanto inforum. Se o seu personagem procura por aventura ao lado de bons companheiros, procure por uma guilda que responda aos seus anseios - ou junte você mesmo um grupo de aventureiros e mostre ao mundo sua força!

Cidades RP

Na Mystic, temos cidades destinadas inteiramente ao Role Play. Nessas áreas, se aplicam os Regulamentos RP (vide próximo item). É claro que o RP não acontece apenas nestas cidades, mas elas são os grandes "centros RP" do shard. São elas:

Trinsic: Localizada a Sul de Britain, a grande fortaleza de Trinsic é o lar de alguns clãs e terra dos paladinos da Ordem da Serpente de Lord Duprê.

Nujel'm: O deserto insular, a ilha de Nujel'm localiza-se a sudoeste de Vesper. A ilha é cercada de eventos históricos e atualmente se encontra sob domínio do necromântico Tilbur e seu Cristal Negro.

Serpent's Hold: Rp03.jpg

Regulamentos

Postagens não-interpretativas no fórum devem ser colocadas entre [off] e recomenda-se serem evitadas quando não necessárias.

Quando não estiver interpretando nas cidades destinadas ao RP ou no canal #TavernaMystic, utilize [colchetes] ao conversar.

O ataque em áreas RP é proibido para todos.

O macro não-assistido em áreas RP é passível de punição dobrada.

As montarias devem ser deixadas fora dos recintos (casas, bancos, etc) nas cidades e áreas RP.

Diferenças entre Quest e RPG

Quest é literalmente, aventura. Aventura pode ser muita coisa, mas nem toda aventura, principalmente ingame é, necessariamente RPG. Procurar uma tribo de orcs que sequestrou uma pessoa é uma aventura, procurar um pista de um tesouro, são quests (buscas). Quests só se tornam RP quando tem um contexto e história por trás. Dentro de Aventuras, por várias vezes se encontram mini-Quests.

Sistemas RP

Dentro do shard existem sistemas para auxiliar o andamento do Role Play.

Role Play Point (RPP)

- São pontos ganhos em aventuras, quests, background e ficha técnica. (a avaliação e pontuação é definida por Seers)

- São critério de avaliação: desempenho, interpretação, organização, entre outros.

- Backgrounds têm pontuação de 1 a 15 RPP's..

- Fichas técnicas têm pontuação fixa de 5 RPP's.

- A lista de todos inscritos e seus respectivos RPP's pode ser conferido na Pedra Akeronte.

Pedra Akeronte

- Localizada em Trinsic.

- Aqueles jogadores que participam do RP e enviarem seus Background e Ficha Técnica para avaliação, têm seus nomes inscritos na pedra Akeronte.

- Assim que tiverem seus nomes na pedra, os jogadores têm suas mochilas pintadas em True White e renomeadas para *Jogador Role Play*. A pedra Akeronte mostra os Role Play Points (RPP's) de cada jogador inscrito.

Rp04.jpg

Backgrounds (BKG)

- Background traduz-se "plano de fundo". É a história de seu personagem. Ele deve descrever o que formou o ideal e individualidade de seu personagem, como ele chegou até aqui. É também a base para as suas ações: justifica as atitudes tomadas por você.

- Serve como registro de informações sobre seu personagem e também para entrar no sistema de Role Play Points. Criar seu background é às vezes o melhor jeito de adentrar o mundo RP.

- Para criar um Background, pense primeiro no "plano de fundo" da sua história. Procure tomar consideração de itens imporantes que ocorriam e/ou ocorrem no mundo:

Aonde ele nasceu?

Como foi sua criação?

Como era o bairro aonde foi criado?

Que notícias você cresceu ouvindo?

Houveram guerras?

Quanto tempo faz?

Morreu gente de sua família?

Sua família era ligada a algum grupo de poder?

Algum grupo de poder perseguia sua família?

Como é a geografia do mundo aonde você mora?

Você conhece todas as cidades principais do mundo?

Como é o custo de vida de seu mundo?

Como você ganhou a vida até o momento?

Quais suas perspectivas a respeito do futuro?

Você apoia o governo instituído de Lord Brittish?

Porque apoia ou não?

Como apoia?

Você tem alguma crença?

Qual sua noção de moral?

O que está ocorrendo no mundo?


Com uma idéia básica, você pode começar a imaginar a trajetória de seu personagem. Procure fazer uma história coerente: bons backgrounds não são os maiores, mas sim os objetivos. Procure ver alguns backgrounds no Fórum para ter uma base melhor ainda. Caso sinta dificuldade em algumas partes, não se acanhe em pedir ajuda. O pessoal do #TavernaMystic está sempre disposto a ajudar!

Ficha técnica

- A ficha técnica contém as informações base do seu personagem, como: Nome, Idade, Cidade Natal, Alinhamento, Temperamento, Estatura, etc etc. Não há uma ficha-padrão a ser seguida, você pode colocar as informações que achar melhor.

- Deve ser postada junto de seu background.

- Fazer a ficha antes do background dá uma boa idéia para começar sua história (explicar porquê seu personagem é assim).

Para onde enviar meu Background e minha Ficha?

- Os dois itens devem ser postados juntos em um novo tópico no Fórum Role Play - Backgrounds; e enviados para [email protected]

- A partir do momento que forem postados, entrarão em avaliação pelo time de Seers.

- Quando avaliados, recebem seus RPP's.

Interpretação

Não existem grandes segredos para a interpretação. Com imaginação e boa noção do ambiente e trama que envolve seu personagem, a interpretação sai naturalmente. Não tenha medo em errar! Abaixo vão algumas dicas de interpretação. Estes textos são uma adaptação do original feito pelo Zeus.

Como interpretar bem?

Para interpretar bem, devemos tentar ter ingame as reações que o personagem teria: e não as que nós, como jogadores, teríamos naquela situação. Vamos imaginar que um cavaleiro passa por você. O que faríamos?

Nossa reação seria definida pela impressão que temos desta pessoa. Isso é interpretar. A interpretação vêm disto, Não devemos nos basear em informações que podemos ver na tela do jogo: o nome do Char, se ela é Red ou Blue, se tem um título, etc. Seria estranho saber o nome desta pessoa antes de perguntar, certo?

O primeiro ponto para uma boa interpretação é a imersão.

Imersão é o processo pelo qual absorvemos o máximo de informações sobre o mundo que cerca nosso personagem. A história de seu personagem descrita em seu Background é a base para seus pensamentos e sua índole. O local aonde as ações ocorrem deve ser levado em conta sempre. Esteja atento a cada detalhe!

Como interpretar no fórum?

- Poste as reações de seu personagem ao que está ocorrendo (tanto verbais quanto não-verbais).

- Espere o narrador da aventura definir as reações dos NPCs e os resultados dos confrontos.

- Jamais poste ações de outro personagem. Você não é Shang-Tsung!

Postando as reações do personagem

Se você pensa como o seu personagem, é só responder as coisas como ele responderia, mas, algumas dicas podem ser úteis:

Um exemplo:

Um guarda vem correndo à cavalo e, ao chegar perto de você, salta. Você pode ver que ele está sujo, sua espada está suja de sangue e ele tem vários ferimentos. Cansado, ele não fala nada, só olha para trás às vezes e para você, ofegante. Seu cavalo, ofega também e, trôpego, caminha em direção a um baú de água próximo.

Sua resposta aqui, poderia ser simplesmente:

"- O que está ocorrendo com você, homem?"

Mas, neste caso, você teria perdido muito dos recursos que a palavra escrita possui e "passado por cima" de um monte de informações que foram dadas no texto, por exemplo:

Ele veio corrento. Ele esta cansado - veio de longe. Ele lutou. O seu oponente sangrava - excluem vários oponentes como elementais de pedra e mortos vivos, por exemplo. Ele está ferido. Ele preocupa com estar sendo seguido.

Sua postagem, mais cautelosa e correta, seria algo como:

"O guerreiro (vou chamar você assim) olha para aonde o cavaleiro entrou e depois se adianta até ele oferecendo apoio e pega um cantil* oferecendo-lhe água.

- De quem você está fugindo, soldado? Alguém persegue você?"

(* - você falar que tem um cantil é algo que naõ confunde a aventura e permite que voê dê um contexto à sua fala, antes de falar)

Rp08.jpg

Principais erros de interpretação no fórum

Alguns erros comuns que encontramos:

A) Não interpretar Exemplo:

"Que mané! aonde é isto? é quest? vamos lá gente! Msn quem sabe aonde está ocorrendo! Tem loot bom?"

__IPBWIKI_IMG_HTTPS__mystic.com.br/forum/public/style_emoticons/default/cool.png__IPBWIKI_IMG_HTTPS_END__ Mestrar suas ações Exemplo:

- Post original: O zumbi apareceu de trás da porta e golpeou o guerreiro.

- Postagem Inadequada: "O guerreiro aparou com facilidade o fraco golpe do zumbi e arrancou seu braço no processo. O sangue do zumbi tingiu a parede da masmorra de vermelho enquanto o zumbi se afastava tremendo de medo..."

Neste caso, foi inadequado por vários motivos: você definiu o resultado do aparo, arrancou um braço do zumbi, colocou sangue em zumbi (zumbi é criatura morta, naõ tem sangue) e deixou amedrontado o zumbi (zumbis não tem emoções)

- Postagem Adequada:

"O guerreiro afastou-se quando viu o Zumbi sair de trás da porta e, tão rápido como podia, levou o escudo á frente do golpe tentando impedir o pior."

O Mestre do jogo é que vai definir o que ocorreu neste caso.

Rp09.jpg

Como interpretar charadas?

Este ponto é o mais controverso. Charadas são isto mesmo, charadas, servem para instigar as mentes a encontrar conecções, fazer comparações, ou seja, instigar a inteligência.


Créditos: Colomy Revisado por: Lewis